Whatsapp será excluído em alguns smartphones

Todo ano rola aquela preocupação para quem já tem um celular velhinho e está postergando a troca do aparelho: será que o WhatsApp continuará funcionando no meu smartphone? Pois o aplicativo divulgou em quais modelos parará de funcionar a partir do próximo ano.

Assim como ocorreu em 2018, o serviço de mensagens faz o aviso com alguns meses de antecedência para que o usuário se prepare e não seja pego desprevenido com um dos principais aplicativos parando de funcionar.

– Conheça o Whatsapp

O Whatsapp Messenger é um dos aplicativos mais utilizados no mundo, com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses. Aqui no Brasil, o aplicativo possui mais de 120 milhões de usuários, número que representa mais que a metade da população total do país.

baixar whatsapp messenger

O Whatsapp é um aplicativo grátis que pode ser instalado na maioria dos telefones. E grande parte de seu sucesso se deve ao fato do app ser bastante fácil de ser utilizado.

– Qual o motivo da mudança?

O WhatsApp explica que elimina sistemas operacionais antigos porque eles deixam de ter a capacidade necessária para ampliar recursos do aplicativo no futuro. Por isso é extremamente necessário atualizar o sistema do seu aparelho para aproveitar todas as funcionalidades deste maravilhoso aplicativo.

– Modelos que serão afetados

whatsapp

O WhatsApp anunciou que será possível utilizar o app em celulares com as seguintes plataformas até algumas datas específicas:

  • Todos os sistemas operacionais Windows Phone: até 31 de dezembro de 2019
  • Android 2.3.7: até 1º de fevereiro de 2020
  • iOS 7: até 1º de fevereiro de 2020

O principal destaque do anúncio é o fim do suporte a todas as versões do Windows Phone, que já foi descontinuado pela própria Microsoft. Se você gostava do aparelho e continua usando um, é definitivamente a hora de trocar.

Além disso, é bom você olhar qual versão seu celular Android está rodando, já que o WhatsApp passará a funcionar só em sistemas após a versão 2.3.7. Para checar qual o sistema operacional do seu Android, basta entrar nas Configurações, depois Sobre o Telefone e então Informações do Software – o caminho pode variar dependendo do modelo.

Usuários do iPhone também devem ficar atentos, já que o WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos que rodam o iOS 7. Isso afeta usuários que utilizam o iPhone 4 e anteriores – ou modelos posteriores que não tiveram o sistema atualizado. O iOS 8 foi lançado em 2014. Você pode checar o seu sistema em Ajustes, depois Geral e então Sobre. O sistema aparecerá em “Versão”.

– Aplicativos similares ao Whatsapp

Se o seu modelo está na lista e você não tem planos de atualizar o seu smartphone, pode continuar mandando mensagens para seus amigos através de outros aplicativos que são similares ao whatsapp, como por exemplo o Telegram.

whatsapp

O Telegram é um dos melhores aplicativos de instant messenger (mensagen instantânea) e cada vez mais vem conquistando usuários. Por ter muitos recursos interessantes e por ser bem fácil e rápido de usar, ele é considerado até melhor que o Whatsapp.

De modo geral, o Telegram é superior ao Whatsapp em quase todos os recursos, perdendo somente no quesito de popularidade em relação ao seu concorrente. Muito dessa popularidade do Whatsapp se deve ao comodismo dos usuários, que preferem usar sempre os mesmos aplicativos, perdendo oportunidades de conhecer coisas novas e até melhores daqueles que estão “acostumadas” a usar.

A empresa encoraja os usuários do aplicativo a adquirir um novo modelo de celular com sistema Android superior ou um iPhone com iOS superior.

O WhatsApp hoje tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, segundo dados da própria empresa, que pertence ao Facebook.

É sem dúvida o serviço de mensagens instantâneas mais popular do mundo, seguido pelo multitarefas chinês WeChat. Outros, como o Telegram, não superam os 100 milhões de usuários, de acordo com dados recolhidos em fevereiro deste ano.

“Queremos concentrar nosso esforço nas plataformas que a maioria das pessoas usam e, apesar de às vezes termos que tomar decisões difíceis, temos que dar às pessoas a melhor forma de se comunicarem com os seus”, afirma o WhatsApp em seu blog.