4 melhores servidores de internet 4G

O 4G é o nome dado à quarta geração da internet móvel. Trata-se de uma nova tecnologia que transmite dados de forma mais eficiente, permitindo que o usuário navegue na internet com muito mais velocidade do que o 3G. O 4G também pode ser chamado de LTE.

4G ou 3G é a velocidade em que o sinal de internet chega no seu aparelho. O que é diferente da quantidade de dados de internet que você contrata no plano, que é medida em MB ou GB.
Por exemplo: Você comprou um plano 4G de 3GB de internet. Isso significa que você está comprando a quantidade de 3GB de dados que vão funcionar na velocidade 4G.

O 4G permite que a navegação na internet ocorra com muito mais velocidade que o 3G. É ideal para ver vídeos com alta definição, baixar arquivos, jogar online e fazer video-chamadas, entre outras atividades que demandam maior velocidade e consumo de franquia.

– Vivo

A Vivo é a marca da Telefônica Brasil. A empresa atua no ramo de telecomunicações, oferecendo serviços nas áreas de internet móvel, telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura. Antes de ser incorporada como uma marca comercial da Telefônica, a Vivo atuou no mercado brasileiro entre os anos de 2003 a 2012.

vivo

A empresa está presente em todas as regiões do Brasil, oferecendo as tecnologias:

  • 3G
  • GSM
  • 3G Plus
  • 4G

De acordo com informações da Anatel, a Vivo possui uma parcela de 30% dos celulares em todo território brasileiro. Se somar as áreas de cobertura da empresa, a Vivo atende cerca de 95% de toda a região do Brasil.

A Vivo Fibra é um dos principais produtos da operadora. A Fibra Ótica tem uma velocidade de transmissão de informações muito mais rápido que outras tecnologias, oferecendo mais qualidade e estabilidade nas conexões.

– Claro

A rede Claro 4G, ou 4G Max, lançada no Brasil há cerca de seis anos, pode ser uma boa opção para quem procura um bom pacote de internet para o celular ou para casa. Essa tecnologia oferece hoje a maior velocidade de download entre todas as operadoras do país.

vivo

Segundo pesquisa do site OpenSignal, no Brasil, a Claro tem a internet 4G com a maior velocidade de download, chegando a 28.56 Mbps. Para ter uma ideia da diferença em relação às outras operadoras, a Vivo que aparece em segundo lugar no ranking, registra uma velocidade de 22.71 Mbps.

Você pode contratar a internet Claro 4G por meio de um dos planos de celular pré-pago, Claro controle ou em um pacote pós-pago da operadora ou para usar em casa. A Claro oferece planos banda larga via cabo em parceria com a Net, empresa com a qual se uniu recentemente.

Mas o 4G Max pode ser uma boa opção para quem quer um plano de internet para residência, mas vive em uma região onde a Net ainda não está disponível. Para ter acesso à rede na sua casa, é necessário adquirir um roteador ou modem Claro 4G. Esses produtos estão disponíveis nas lojas físicas ou na loja online da Claro.

Antes de contratar qualquer plano é importante conhecer a qualidade do serviço. Como já mostramos, o Claro 4G tem a melhor velocidade de download no Brasil. Com isso, é possível assistir filmes, baixar arquivos pesados e fazer vídeo chamadas com bastante rapidez.

– Tim

A Tim é uma das mais famosas empresas de telefonia móvel do país, oferecendo diversos serviços e planos, como forma de satisfazer os seus clientes. Um deles é o Tim 4G. E quando falamos de investimentos em internet móvel, a Tim não fica para trás. Por muito tempo, a marca construiu uma imagem não muito boa para si mesma. Isso porque, com uma grande quantidade de clientes e uma baixa amplitude nos seus recursos, o serviço perdeu a qualidade, trazendo uma conotação negativa para a marca. Porém, o cenário parece estar mudando bastante, e o esforço da operadora em se tornar cada vez melhor vem sendo notável.

vivo

Os investimentos que a operadora vem fazendo no Tim 4G é a prova de que ela está procurando se redimir com seus usuários, e fortalecer cada vez mais o seu vínculo com os clientes. Atualmente, a Tim é a que possui maior cobertura do serviço 4G no território nacional. Em Abril de 2017, segundo o site da Teleco, a operadora alcançou a faixa de 1.360 cidades com cobertura 4G, quase 300 cidades a mais do que a sua concorrente, Vivo.

Em relação ao mercado em geral, os serviços da Tim possuem um preço bem competitivo, sendo um dos menores e mais acessíveis. Inclusive, a internet móvel da Tim parece ser um dos maiores trunfos da operadora. Inclusive, como já falamos aqui na Melhor Plano, o plano para os clientes pré-pagos Beta, por exemplo, é bastante generoso em pacote de dados.

Porém, quando falamos em qualidade, parece que os clientes ainda não esqueceram os tempos sombrios da Tim. Mesmo diante de todo o claro investimento da operadora em melhorar a sua infraestrutura e os seus serviços.

– Oi

Diferentes companhias telefônicas oferecem diferentes coberturas, velocidades e preços, então é importante pesquisar qual a melhor internet 4G para você. Aqui vamos falar da Oi 4G, seus benefícios e onde a Oi fica para trás.

vivo

A Oi começou a oferecer a Internet móvel 4G no Brasil em 2013, quando todas as outras empresas também estavam implantando a tecnologia. Neste período, a Oi ofereceu diversas promoções para aqueles que quisessem trocar a tecnologia antiga.

Com a inserção da Oi 4G no mercado, a Oi reformulou seus planos e conseguiu oferecer preços melhores para os seus clientes do que quando a tecnologia ainda era 3G. Hoje, todos os planos de celular da Oi vêm com a tecnologia 4G, sejam eles pós-pago, controle ou pré-pago. Até mesmo tablets e outros dispositivos móveis hoje podem ter acesso a internet 4G.

Como contratar o 4G da Oi?

Para usufruir da velocidade do Oi 4G você precisa ter:

  • aparelho compatível: seja smartphone para planos de celular ou tablet e mini-modem para planos de internet móvel. Você pode verificar no manual do seu aparelho se ele é compatível com a tecnologia 4G ou levá-lo até uma loja da oi e conversar com um dos atendentes.
  • chip compatível: smartphones e tablets precisam ter um chip 4G da Oi para conseguirem se conectar a rede. Se seu aparelho é compatível, vá até uma loja da Oi para realizar a troca do seu chip antigo por um chip Oi 4G.
  • cobertura: você precisa estar em uma área de cobertura da 4G da Oi. No tópico abaixo vamos te ajudar a verificar isso. Mas não se preocupe, se você está em uma área coberta e viajar para um local que não tem Oi 4G, seu aparelho continuará funcionando pela rede 3G ou 2G da Oi.

– Como medir a velocidade da internet

A Brasil Banda Larga faz parte da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Para medir velocidade de sua conexão com a internet, siga o passo a passo abaixo:

Teste de Velocidade Anatel


Passo 01: A primeira coisa a ser feita é entrar na página de teste de Velocidade Anatel, clicando aqui (http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/).


Passo 02: No entanto, antes de medir a sua conexão, é importante clicar na aba “Pré-requisitos e Orientações” para visualizar as dicas para o teste não ser influenciado por outros fatores. Siga as orientações a risca para obter um melhor resultado.


Passo 03: Depois de seguir todas as dicas, clique em “Iniciar Teste”.


Passo 04: O sistema fará uma análise aprofundada de sua conexão e em poucos segundos apresentará o diagnóstico.


Lembrando que as informações obtidas nesse teste são aceitas por todas as operadoras de banda larga do Brasil. Por isso, utilize essas informações em casos de reclamações ou processos.

Agora você tem todas as informações para poder escolher a sua operadora de celular e aproveitar dos benefícios do 4G.