O que é colágeno? Como posso usar? Todas as curiosidades aqui!

O colágeno é a proteína mais comum encontrada no corpo. Está presente em tendões, gordura e ligamentos, entre outros lugares. Ajuda as peças do nosso corpo a se encaixarem e é crucial para a resistência da nossa estrutura óssea. Quando os níveis de colágeno estão saudáveis, as células que contêm colágeno adquirem uma aparência forte e jovem.

A elastina é outro tipo de proteína do corpo. A elastina é encontrada em locais do corpo que se contraem, como artérias e pulmões. Isso se deve à característica marcante da elastina: a capacidade de voltar ao lugar e manter sua forma original. A elastina e o colágeno são proteínas encontradas na pele. Eles trabalham juntos para dar à pele sua textura e forma. A pele com níveis saudáveis ​​de colágeno e elastina não é apenas mais jovem; é mais forte.

Colágeno

O interessante sobre o colágeno é que estimular seu crescimento causa um efeito dominó. Quanto mais colágeno você tiver, mais seu corpo será capaz de produzir e manter. Continue lendo para descobrir maneiras de apoiar naturalmente a produção de colágeno do seu corpo.

Babosa

O gel de Aloe vera é usado há muito tempo para curar e acalmar feridas. A razão pela qual funciona para tratar cortes e queimaduras é porque a planta de aloe vera aumenta a produção de fonte confiável de colágeno quando aplicada topicamente ou mesmo por via oral.

Esta propriedade estimuladora do crescimento celular pode ajudar a aumentar a produção de colágeno em sua pele. O Aloe pode ser aplicado diretamente na pele na forma pura ou na forma de muitos produtos no mercado que o contêm. Pelo menos um estudo Trust Source sugere que tomar um suplemento oral de aloe vera melhora a qualidade da pele.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é crítica para a síntese de ácido hialurônico. O ácido hialurônico tem sido elogiado por acelerar o tempo de recuperação e aliviar as dores nas articulações. Sem níveis adequados de vitamina C, seu corpo não obterá todos os benefícios dos alimentos que contêm ácido hialurônico. Um estudo da Trust Source sugere que o ácido hialurônico pode ajudar a aumentar a produção de colágeno no corpo humano.

O ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo, mas diminui à medida que envelhecemos. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos pode aumentar os níveis de ácido hialurônico e colágeno no corpo, pois ambos são importantes para a pele. Alimentos como laranja, pimentão vermelho, couve, couve de Bruxelas, brócolis e morango são todos ricos em vitamina C. O ácido hialurônico concentrado pode ser comprado na farmácia.

Ginseng

Os efeitos antienvelhecimento da planta Panax ginseng são fonte confiável bem documentados. O ginseng é absorvido pela pele sem causar as reações adversas que muitos produtos químicos farmacêuticos causam e ajuda a pele a manter sua forma original. Ele também promove o crescimento do colágeno. Estudos demonstraram a capacidade do ginseng da Trust Source de preservar a pele contra os danos dos raios UVB do sol. Os antioxidantes que são liberados na corrente sanguínea quando você toma um suplemento de ginseng ou bebe um chá que contém ginseng podem proteger as células saudáveis ​​e contribuir para o brilho da pele.

Coentro

O coentro, também conhecido como folha de coentro, é uma erva comumente usada em receitas. Ele contém vitamina C, que tem sido associada ao aumento da produção de colágeno. O coentro contém ácido linolênico, que foi estudado como um poderoso fator anti-envelhecimento para sua pele. O ácido linolênico contém antioxidantes que combatem os radicais livres na corrente sanguínea, que destroem as células saudáveis ​​da pele. O extrato de coentro pode ser comprado e tomado por via oral como um agente desintoxicante.

Algas

Ingredientes de plantas marinhas estão se tornando cada vez mais populares como parte das rotinas de beleza. Isso ocorre porque a maioria dos danos à pele é causada pela “oxidação” – a exposição da pele a elementos como a poluição, que pode prejudicar o crescimento das células. Algae é a fonte confiável capaz de evitar que a oxidação elimine a elasticidade e o colágeno de sua pele. As algas estão disponíveis na maioria das lojas de alimentos naturais na forma de suplementos orais.

O que não fazer

Se você está tentando ajudar sua pele a parecer mais jovem e saudável, certifique-se de não queimar sua pele ao sol ou em uma cama de bronzeamento. Fumar também pode envelhecer a pele prematuramente. Passar um tempo ao ar livre com a proteção de protetor solar é uma forma de manter um brilho saudável.

Alguns suplementos de colágeno têm efeitos colaterais. Os mais comuns são a superprodução de cálcio, reações alérgicas e dores nas articulações. Se você tiver reações alérgicas a frutos do mar ou produtos à base de carne, tenha muito cuidado ao tomar qualquer tipo de suplemento de colágeno.

Conclusão

Colágeno

Embora uma aparência jovem seja altamente valorizada, a beleza não é apenas superficial. A pele saudável é um bom indicador de como o resto do seu corpo está se sentindo. Não há como reverter completamente os sinais de envelhecimento. É muito mais fácil proteger sua pele enquanto ela está saudável do que tentar consertá-la mais tarde na vida. Aumentar o colágeno naturalmente melhora não só a nossa aparência, mas o resto da nossa saúde.